Reforma de casas: 4 dicas de segurança e cuidados essenciais!

reforma de casas
reforma de casas

A reforma de casas é uma boa alternativa para quem deseja modificar o ambiente. Ela pode alterar o espaço completamente, gerando novas formas de utilizar o local e até mesmo valorizar o imóvel para possível locação ou venda.

As reformas podem ir desde a parte estrutural da casa até apenas uma renovação na pintura. Mesmo para as mais simples, alguns cuidados devem ser tomados para manter o bom funcionamento do imóvel.

Neste texto, separamos algumas dicas de cuidados e segurança para utilizar desde o planejamento da sua reforma até a finalização. Confira!

1. Faça um bom planejamento

Antes de iniciar a reforma, planeje o que será feito. Essa simples tarefa previne gastos desnecessários e ajuda a priorizar o que de fato é importante. Dependendo do tipo de reforma de casas, pode ser necessário utilizar a ajuda de um engenheiro civil, arquiteto ou designer de interiores.

Os profissionais estão habilitados a resolver questões mais complexas e podem dar dicas de como utilizar melhor os recursos disponíveis.

2. Cubra os móveis e pisos

Mesmo que a reforma seja pequena, ela gera poeiras que podem estragar os seus móveis. Use coberturas de plástico e papelão para cobrir os móveis e piso da sua casa. Dessa forma, você preserva o que já tem em casa e previne maiores gastos.

Ao fazer a pintura, proteja também batentes das portas, espelhos e janelas dos respingos. Hoje em dia, é possível encontrar tintas à base de água, que facilitam na remoção de respingos. Mesmo assim, faça a proteção, para ter menos trabalho com a limpeza posterior. Nos locais menores, use fita crepe.

3. Compre materiais de qualidade

Depois de fazer o planejamento da reforma, será mais fácil definir quais materiais serão comprados. Pesquise em diferentes lojas, analisando os prazos de entrega e qualidade do material e comparando os preços.

Faça o orçamento com calma, para não gastar dinheiro a mais. Geralmente, os acabamentos recebem destaque nas reforma de casas, e, diante da variedade de materiais disponíveis, é importante que você tenha paciência para fazer a escolha. Busque por materiais resistentes e que exijam pouca manutenção a longo prazo.

4. Tenha atenção à segurança

Antes de pensar em quebrar paredes, devemos nos preocupar com a estrutura já existente. Dentro das paredes, estão a fiação elétrica e a tubulação hidráulica da residência. Além disso, algumas podem desempenhar função estrutural de sustentação da casa.

Se você não tem a planta baixa original, peça ajuda a um engenheiro civil para avaliar a estrutura do imóvel. Esse profissional vai saber indicar as paredes que podem ser demolidas com segurança.

Faça o planejamento da reforma de casas com tranquilidade, pois essa é a melhor maneira de evitar imprevistos. Defina o projeto, para que não seja gasto nada além do necessário sem comprometer a qualidade. Seguindo as etapas explicadas neste texto, você conseguirá realizar de pequenas a grandes reformas na sua casa sem maiores dores de cabeça.

Quer ficar por dentro das novidades e receber nossos conteúdos? Acompanhe-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Pinterest!