Acabamentos para casa: conheça os principais tipos e como escolher!

acabamentos para casa
acabamentos para casa

Depois de ver a estrutura ser feita e as paredes serem levantadas, chega a hora de finalizar a obra. Nessa etapa, as coisas podem ficar um pouco confusas diante da variedade de acabamentos para casa que existem. Além do gosto pessoal de cada um, é preciso analisar questões de custo-benefício, local de aplicação e outros. De acordo com as escolhas de acabamento é que a casa terá a nossa personalidade inserida nela.

Pensando nisso, separamos neste artigo os principais tipos de acabamentos utilizados durante a reforma e como escolher os revestimentos de acordo a sua aplicação. Confira!

Madeira

A madeira é um material resistente e bem versátil, e seu uso deixa o ambiente mais sofisticado e aconchegante. É possível usar esse material como revestimento externo ou interno. Nos ambientes internos, ela é muito utilizada em pisos. Diante de tanta variedade, fica a cargo do cliente escolher a madeira a ser utilizada, de acordo com a tonalidade, custo-benefício e durabilidade.

Cerâmica

A cerâmica é um dos tipos de acabamentos para casa mais utilizados e conhecidos. No mercado é possível encontrar peças de diversas cores e tamanhos a baixo custo. As peças de cerâmica possuem boa durabilidade e são de fácil instalação.

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é uma peça parecida com o azulejo, porém, a principal diferença entre os dois é a forma de criação de cada um. O ladrilho hidráulico é feito de maneira artesanal, conferindo assim desenhos mais elaborados e cheios de personalidade.

Os ladrilhos podem ser utilizados para fazer painéis e mosaicos em ambientes externos ou internos. A manutenção é fácil: para manter a beleza e durabilidade dos ladrilhos hidráulicos, deve-se passar uma cera incolor líquida.

Porcelanato

O porcelanato é um tipo de cerâmica que, assim como os ladrilhos hidráulicos, possui uma grande variedade de opções no mercado. Eles podem ser utilizados em ambientes externos ou internos.

Alguns porcelanatos possuem o acabamento esmaltado, garantindo uma camada extra de brilho. Para acertar na escolha, fique atento à área de aplicação de cada um. Geralmente, os porcelanatos para interior podem arranhar se colocados em ambiente externos e até mesmo oferecer risco de escorregões.

Pintura

A pintura é um dos tipos de acabamentos para casa muito utilizados para definir as cores do ambiente e pode ser usada em ambientes externos e internos, de acordo com a escolha da tinta.

Atualmente, existem tintas que são à base de água e praticamente sem cheiro. Essas características previnem desconforto e possíveis alergias nos moradores. Pintar a casa é considerada uma forma rápida e eficiente de mudar o ambiente.

Mármore

O mármore é uma pedra natural extraída da natureza e encontrada em diversas tonalidades. Apesar de ter um valor mais alto, tem a vantagem de ser um material bem versátil, podendo ser utilizado em bancadas, pisos e paredes de áreas internas. Como a pedra é natural, as tonalidades serão diferentes umas das outras. Dessa forma, é possível usar essa qualidade para criar detalhes personalizados na decoração do imóvel.

Portanto, na hora de escolher os acabamentos para casa, tenha em mente qual o resultado esperado para que a escolha seja mais tranquila.

Já que existem diversas opções no mercado, o processo pode ser demorado. Pesquise com cuidado, vá em lojas que possuam materiais de qualidade e com bom preço. Assim, a sua reforma terá um resultado positivo e com custo reduzido, mesmo que demande um pouco mais de tempo.

Se você está pensando em reformar a sua casa e adquirir alguns dos materiais que listamos, precisa conhecer a loja Guedes Materiais. Aguardamos a sua visita!