Tipos de portas: veja quais são e como escolher a ideal

tipos de portas
tipos de portas

As portas cumprem diferentes funções nas residências. Afinal, enquanto protegem a casa do acesso de estranhos, conseguem barrar a passagem da chuva, da luz solar, dos ventos e até de ruídos. São tantas utilidades que os fabricantes desenvolvem modelos específicos para cada ambiente.

Que tal descobrir quais são as mais comuns em áreas internas e externas? Aproveite que listamos os principais tipos de portas e encontre a opção ideal para suas necessidades!

De abrir

É o modelo mais comum e atende diversos espaços. Como o próprio nome indica, funciona a partir dos movimentos de puxar ou empurrar. A ação depende de onde a pessoa está posicionada, ou seja, se vem de dentro ou de fora do recinto.

As portas de abrir têm dobradiças verticais e demandam área livre para deslizar suas folhas (há apenas uma por unidade). Embora simples, podem ser encontradas em vários acabamentos e versões: com veneziana, báscula e até postigo — uma pequena abertura em forma de janela para a entrada de luz e vento.

De correr

Bastante prática, tem uma ou duas folhas que correm sobre trilhos. Estes ficam aparentes ou embutidos na parede. As portas de correr são muito procuradas por pessoas que querem otimizar espaço. Isso porque não deslizam para fora do eixo e nem criam barreiras.

Sendo assim, é um modelo interessante para instalar entre ambientes que geralmente aparecem integrados, a exemplo das cozinhas e salas de estar. Também é uma ótima escolha para o fechamento de sacadas ou de quartos com varanda.

Pivotantes

É um dos tipos de portas mais desejados. Afinal, tem um sistema de funcionamento diferenciado e pode ser trabalhada com diversos acabamentos (vidro, madeira, alumínio). Inclusive, por ser muito bonita e maior que outros modelos, a pivotante costuma ser usada nas entradas das residências.

Esse modelo não precisa de dobradiças, visto que é fixado no batente a partir de dois pivôs. Isso permite ao usuário puxar ou empurrar a folha e fazer movimentos giratórios em torno do eixo. Quem busca um produto imponente e de alto padrão pode investir sem medo!

Basculantes

Essas devem ser chamadas de portões basculantes, visto que são indicadas para o fechamento de garagens residenciais ou comerciais. Seu sistema funciona da seguinte maneira: uma grande folha fixa é levantada com o auxílio de guias laterais e de contrapesos movidos por cabos de aço.

Assim como as portas usadas dentro ou fora de casa, os portões basculantes são fabricados em diversos materiais e podem ser maciços ou vazados. É um modelo interessante para ganhar espaço em depósitos ou garagens, já que, ao abrir, permanece no alto e libera toda a área sob a folha.

Sanfonadas

Esse modelo tem várias folhas que correm a partir de um trilho fixado na parte superior da parede. Com o movimento, as partes dobram umas sobre as outras, criando um efeito que lembra uma sanfona — daí a origem do nome.

Assim como as portas de correr, as sanfonadas poupam bastante espaço. Isso faz com que sejam as preferidas em reformas para ganho de amplitude. Contam ainda com o diferencial da economia, já que costumam ser feitas em PVC de várias cores.

Uma alternativa a esse produto é o modelo de porta camarão, que tem menos dobradiças e é composto por materiais mais resistentes e de maior qualidade, como ferro ou madeira.

Gostou de conhecer as principais opções disponíveis no mercado? Com base nos detalhes e funções desses tipos de portas, você certamente encontrará o modelo ideal. Depois, é só definir o material que mais tem a ver com a estética de sua residência e curtir o resultado.

Que tal começar a sua busca agora mesmo? Acesse o nosso site e confira os modelos que temos!