Tipos de piso para banheiro: como escolher o seu?

tipos de pisos para banheiro
tipos de pisos para banheiro

Chegou a hora de pensar nos tipos de pisos para banheiro e, diante da grande quantidade de modelos existentes no mercado, a escolha nem sempre é tarefa fácil. Uma decisão errada pode tornar o espaço um pesadelo, enquanto a escolha ideal consegue transformar esta área da casa num verdadeiro SPA.

Com uma grande diversidade de materiais e modelos no mercado, fica difícil selecionar o melhor para o seu projeto. Na hora de escolher, é importante ainda ter em mente a funcionalidade, a durabilidade e, principalmente, o aspecto estético que o modelo dará ao banheiro.

Para auxiliar nessa decisão, preparamos este post para você. Confira agora mesmo!

Porcelanato

Nos últimos tempos, o porcelanato se popularizou e, de uma peça de alto custo, tornou-se acessível. Essa grande procura se deve principalmente por seu ótimo aspecto, fácil manutenção e excelente durabilidade. Tal popularização permitiu inclusive que uma variada quantidade de modelos esteja à disposição no mercado, dos mais simples aos mais arrojados.

No banheiro, o ideal é que dentro do box se opte pelo porcelanato natural, também conhecido como porcelanato técnico. Ele não recebe nenhum polimento e tratamento, o que o deixa mais áspero e evita acidentes quando está molhado. Já nas outras áreas do banheiro, pode-se instalar o porcelanato polido, acetinado ou esmaltado.

Cerâmica

É o mais tradicional, com melhor custo-benefício e que atualmente conta com uma infinidade de cores e estampas. Com a escolha certa, o revestimento cerâmico permite dar uma identidade única ao banheiro. Para as áreas dentro do box, a recomendação é por pisos antiderrapantes, a fim de evitar qualquer tipo de acidente. Já para as áreas externas e paredes, opte pelo piso polido, que dará um visual mais ousado e contemporâneo ao espaço.

Ladrilho

Um clássico, o ladrilho vem ganhando cada vez mais força e voltando com tudo para o mercado. Como possui um aspecto mais tradicional, ele garante uma sofisticação ao banheiro. A melhor indicação é que ele seja instalado em apenas uma parede, ou apenas no chão, o que garantirá um destaque a esta área.

Atualmente, há inúmeros modelos no mercado, nas mais variadas cores, estilos e formas, que garantirão ao projeto uma identidade própria. Ele também costuma ter excelente custo-benefício se comparado ao mármore ou granito.

Mármore ou granito

O granito e o mármore são peças clássicas para revestimento. Por serem formados de minerais como o quartzo, a mica e o feldspato, apresentam baixa porosidade e, por isso, baixa absorção de água. O visual mesclado do granito ainda dá um ar diferenciado ao banheiro e garante maior sofisticação ao espaço.

Além disso, por serem pedras naturais, possuem alta durabilidade e grande resistência, sem contar a baixa necessidade de manutenção. Em contrapartida, é uma das escolhas mais caras no mercado atualmente, mas sua instalação não deve ser descartada.

Caso seja essa sua opção, saiba que pedras mais claras são mais porosas e, por isso, absorvem mais água, necessitando de uma impermeabilização adequada. Esse trabalho pode ser feito por você mesmo ou por um profissional. Mas lembre-se: use sempre os melhores materiais existentes no mercado para garantir um ótimo resultado.

Como você pode perceber, a escolha pelo piso para o banheiro, seja ele uma peça nova ou para uma reforma, não é uma decisão tão simples. Porém, ao ter em mente qual resultado você espera para o espaço, fica mais fácil tomar uma decisão.

Opte sempre por um profissional qualificado para realizar a instalação. Assim, o resultado final do seu banheiro — independentemente da escolha do piso — realmente será aquilo que você imaginou.

Se gostou de nosso artigo sobre os tipos de pisos para banheiro, acesse agora mesmo nosso site e confira a grande quantidade de modelos que temos à disposição. Você não vai se arrepender!