Conheça os principais tipos de janelas e como escolher o ideal!

tipos de janelas
tipos de janelas

As janelas têm um importante efeito nos projetos arquitetônicos e são escolhidas conforme a necessidade de ventilação, iluminação e beleza de cada ambiente. Porém, escolher os modelos ideais nem sempre é uma tarefa fácil.

Com um mercado que oferece cada vez mais tipos de janelas, modelos e materiais, é preciso estar atento e pesquisar bastante sobre o que você espera de fato no momento da escolha. Outros fatores necessários antes de fechar negócio são verificar os materiais, a durabilidade e a funcionalidade que o item dará ao espaço.

Para auxiliar na sua escolha, preparamos este artigo com os principais modelos de janelas do mercado. Conheça quais são eles!

De correr

Mais comuns no mercado, as janelas de correr são aquelas que deslizam horizontalmente, permitindo uma abertura rápida e sem muito esforço. Elas podem ser fabricadas em madeira, ferro, alumínio e em vidro — sendo essas últimas indicadas para quem quer um cômodo mais iluminado.

Guilhotina

Como o próprio nome diz, as janelas guilhotinas abrem na vertical e lembram muito o antigo artefato medieval de matança. Elas são feitas com duas folhas e mantidas abertas por uma peça de metal.

Esses são um dos tipos de janelas mais tradicionais e que costumam ser encontrados em casas e apartamentos, mas são muito comuns também em escritórios, tendo como ponto positivo o fato de não ocuparem espaço.

Projetante

A janela projetante conta com vários tamanhos e modelos no mercado sendo instalada, principalmente, em escritórios, áreas de serviço, lavanderias e banheiros. Ela é fixada na parte superior e a abertura é feita para fora, projetando a folha. Sua vantagem é não ocupar espaço interno nos ambientes.

Basculante

O modelo de janela basculante é utilizado em banheiros e sua abertura ocorre por meio de um mecanismo no eixo horizontal. Com uma, duas ou três folhas, ela tem abertura reduzida e que pode ser regulada conforme a quantidade de ventilação desejada no ambiente.

De tombar

Esse modelo é especialmente indicado para pequenos espaços, já que facilita a ventilação e luminosidade do local. A janela de tombar é fixada no meio do batente e, geralmente, tem duas folhas com aberturas inferior e superior.

Como ela abre tanto para fora quanto para dentro, dá a impressão de que vai tombar, por isso o seu nome. No mercado, existem modelos com aberturas na horizontal e na vertical.

Veneziana

O modelo de janela veneziana conta com 4 a 6 folhas, mas apenas as duas internas são feitas de vidro. A ventilação ocorre com a abertura dela ou por meio de pequenas lâminas existentes nas outras folhas. Esse modelo costuma ser instalado, principalmente, nos quartos, já que controla melhor a luminosidade.

Como você observou, escolher a janela ideal nem sempre é tarefa fácil, seja para uma obra nova ou uma reforma. É fundamental fazer uma pesquisa sobre qual o melhor modelo para sua residência ou sala comercial, com o objetivo de conseguir um resultado que seja do seu agrado.

Está pensando em comprar alguns dos modelos que mostramos? Na Guedes Materiais tem vários tipos de janelas, não deixe de conferir!