Os tipos de fios e cabos elétricos que você deve conhecer

tipos de fios e cabos elétricos
tipos de fios e cabos elétricos

Você sabe quais são os principais tipos de fios e cabos? É importante conhecer esses itens mesmo que você não faça trabalhos de instalação elétrica, uma vez que ninguém está livre de ter que comprá-los para alguma situação de obra ou reforma em ambientes residenciais ou comerciais.

Convém observar que a utilização de fios e cabos adequados evita não só problemas relacionados ao aumento da conta de luz, como também de curtos-circuitos e outros acidentes associados à fiação elétrica.

Sendo assim, neste post, você terá uma boa noção de quais são os tipos de fios e cabos elétricos utilizados nas residências e empresas. Veja a seguir!

Quais as diferenças entre fios e cabos?

Algumas pessoas têm dificuldades na hora de comprar fios e cabos elétricos. Por isso, é importante saber as diferenças entre um e outro para não errar nesse momento. Apesar das dúvidas, após alguns esclarecimentos fica até simples distinguir entre os dois tipos.

Existem duas diferenças básicas entre eles. A primeira é que os fios são rígidos e constituídos por apenas um filamento. A outra, é que os cabos, por sua vez, são flexíveis e contam com vários filamentos.

A principal vantagem dos cabos sobre os fios é a maleabilidade, visto que seu uso proporciona mais facilidade na hora de ser manuseado. A escolha, porém, depende do tipo de trabalho que pretendemos realizar.

Quais os tipos de fios e cabos utilizados nas instalações elétricas?

Como já mencionamos nesse conteúdo, é necessário que saibamos diferenciar cabos e fios na hora de comprá-los. No entanto, existem também os tipos que devem ser utilizados nas diferentes instalações elétricas. Confira quais são eles:

  • fio sólido: é o mais comum entre os condutores elétricos. Os materiais utilizados na fabricação dos fios são maciços, como o cobre e o PVC — que serve para revestir e isolar a tensão elétrica. O fio não pode ser dobrado, já que por sua característica rígida e pouco flexível é comum que se parta. Sua indicação de uso é para quadros elétricos, chuveiros, entre outras instalações.

Tipos de cabos

  • cabos flexíveis e rígidos: são, também, feitos de cobre e PVC e na sua fabricação vários fios de cobre são unidos e entrelaçados. São conhecidos por cabinhos flexíveis ou quando mais sólido, de cabo rígido. Esse tipo é utilizado em instalações fixas de iluminação e para os mesmos fins que o fio sólido. No entanto, conta com a característica da maleabilidade que facilita muito o trabalho, visto que além de poder ser dobrado, desliza nos eletrodutos. Quanto maior sua espessura, maior é a capacidade de isolamento;
  • cabos PP: são usados em ferramentas, como furadeiras, assim como em aparelhos eletrodomésticos. Tratam-se de cabos bem flexíveis e que contam com condutores de fios de cobre. A principal característica desse tipo de cabo é a presença de duas capas de PVC que garante mais resistência e segurança;
  • cabos paralelos: ideais para o uso em aparelhos pequenos e em itens como abajures e luminárias. Da mesma forma que os demais cabos, são feitos em cobre e PVC e também contam com bastante maleabilidade.

O que as cores dos tipos de fios e cabos significam?

Veja o que cada cor de fio quer dizer:

  • azul: são os condutores neutros, ou seja, que não têm carga funcionando para o retorno da corrente;
  • verde: é o conhecido fio terra, usado para proteção;
  • vermelho, branco e amarelo: essas cores são utilizadas para as fases da rede elétrica, são condutores com tensão.

Principais cuidados ao lidar com eletricidade

Algumas pessoas não têm muita noção do risco que é mexer em eletricidade sem os devidos cuidados. Confira, então, o que se deve fazer para evitar acidentes:

  • desligue sempre a chave geral na hora de fazer qualquer trabalho na fiação;
  • evite colocar equipamentos elétricos próximos a locais úmidos;
  • isole a fiação de instalações e equipamentos elétricos, pois o contato com ela pode resultar em choques.

Como você conferiu, existem alguns tipos de fios e cabos elétricos que podem nos confundir na hora de comprá-los, não é mesmo? Por isso, é indispensável conhecermos alguns detalhes sobre esses itens.

Gostou deste post? Então, aproveite a visita e confira nosso artigo sobre equipamentos de proteção individual!