Tinta lousa: entenda o que é e veja como usar na decoração da casa!

tinta lousa
tinta lousa

Escolher a cor da parede é um dos passos mais importantes em uma reforma decorativa. Mas e se você pudesse ir além da tonalidade para brincar com outros recursos sobre a pintura? Isso é possível graças à tinta lousa, uma fórmula que promove o efeito de quadro negro sobre diferentes superfícies.

Tem interesse em saber mais sobre essa possibilidade? Acompanhe o artigo que preparamos e descubra como usar o produto para transformar os ambientes da casa!

Como funciona a tinta lousa?

Caracterizada como um esmalte sintético, essa tinta tem um processo de aplicação parecido com o de outras fórmulas disponíveis no mercado. Ou seja, você pode usar tanto uma trincha quanto um rolo para transferir o produto a uma grande superfície ou a pequenos objetos.

Os tons mais procurados são o preto e o verde-escuro, justamente por conta da semelhança com os tradicionais quadros escolares. Também existem nuances mais ousadas, como laranja e azul, que são perfeitas para inovar e adicionar um toque de personalidade aos cômodos.

Vale destacar que, diferentemente de outros revestimentos, a tinta lousa traz mais liberdade para você criar sua própria decoração. Afinal, depois de seca, ela permite escrever frases e desenhar com giz branco ou colorido. Se enjoar dos rabiscos, basta passar um pano úmido e fazer um novo registro.

Embora o produto possa ser aplicado em diversos elementos, é nas paredes que ele ganha maior destaque. Em todo caso, é importante que a superfície escolhida esteja limpa, regular e livre de imperfeições (buracos e rachaduras) para garantir uma pintura perfeita.

Como usá-la na decoração?

A tinta lousa vem sendo uma aposta frequente em reformas decorativas por conta de seu alto grau de personalização. Contanto que siga as instruções do fabricante, você poderá pintar a casa com esse incrível produto e alterar a estética de diversos ambientes.

Veja algumas ideias que separamos para servir de inspiração.

Mural de lembretes para cozinha

Que tal decorar uma das áreas mais usadas da casa com essa tinta mágica? É uma forma legal de deixar lembretes para quem vai à cozinha. Você também pode anotar receitas, registrar o cardápio semanal e até fazer lista de compras — marcando a necessidade dos ingredientes assim que notar a falta deles na despensa.

Tela interativa para sala

Áreas sociais também são ótimos lugares para trabalhar com essa tinta. Em vez de investir em uma parede com textura ou pintura comum, por exemplo, você pode usar o produto para repaginar uma divisória sem graça. Sobre a lousa, as pessoas terão liberdade para soltar a imaginação e deixar recados.

Cabeceira divertida para quarto

Outra forma ousada de aproveitar a tinta lousa é aplicá-la na superfície que fica atrás da cama, como se você quisesse simular uma cabeceira. É uma ótima ideia para quartos de crianças e adolescentes, já que poderão rabiscar pensamentos, deixar trechos de músicas e até testar suas habilidades com o desenho.

Cenário animado para banheiro

Que tal começar o dia lendo frases motivacionais ou lembranças escritas por pessoas queridas? Como é um dos primeiros espaços usados após uma noite de sono, o banheiro também merece uma parede de lousa decorativa. Apenas escolha a superfície mais distante do chuveiro para fazer esse efeito.

Quadro de afazeres para escritório

Se você trabalha em home office, precisa de estratégias para organizar a rotina profissional. Uma delas é criar um quadro de afazeres com a tinta na cor de sua preferência. A lousa em forma de pintura poderá ser usada para sinalizar compromissos, atividades urgentes e outros programas importantes.

Painel para jardim vertical

Quem disse que áreas externas não podem receber o produto? Por funcionar como um esmalte, a tinta tipo lousa pode ser aplicada em espaços de lazer, varandas e áreas de churrasqueira. Ela fica incrível como fundo de jardim vertical, onde você pode escrever o nome das plantas e dicas de cuidados com as espécies.

São muitas as maneiras de aproveitar a tinta lousa, e você certamente se identificou com alguma delas. Após fazer essa escolha, é só ir em busca do produto em uma boa loja de materiais para construção e acabamento.

Que tal começar? Confira agora tudo o que você precisa para fazer uma pintura de qualidade!