Fique de olho nas melhores tendências em arquitetura para se inspirar

tendências em arquitetura
tendências em arquitetura

Você sabe quais são as principais tendências em arquitetura? Conhecer essas informações é essencial para quem pretende fazer reformas no imóvel. Isso porque, dessa maneira, é possível garantir uma decoração contemporânea, trazendo sofisticação para os ambientes da casa.

Para ajudar nisso, trouxemos algumas práticas que mais têm se destacado em projetos arquitetônicos modernos. Então, acompanhe este artigo e confira as melhores tendências para se inspirar e transformar os espaços da sua residência!

Sustentabilidade

A sustentabilidade tem sido muito discutida por ambientalistas e grandes líderes mundiais, mas ela é aplicada em diversas áreas. Na arquitetura, esse conceito é usado para otimização dos espaços, focando em diminuir os impactos ambientais. Dessa forma, os profissionais pensam em várias intervenções que possam contribuir para ter uma casa mais sustentável.

O reaproveitamento de materiais é uma forma de suavizar os impactos negativos. Em uma reforma, por exemplo, a planta original pode ser aproveitada de alguma forma, evitando que seja necessário construir novas paredes ou fazer uma reestruturação. É muito comum, também, o uso de materiais de demolição, como madeira e tijolos, contribuindo para um orçamento mais equilibrado, além de evitar o desperdício e a geração de lixo.

Da mesma forma, a idealização dos projetos para melhor utilização dos recursos naturais é uma contribuição para a sustentabilidade. Um bom exemplo disso são as plantas, que facilitam a circulação natural do ar e são planejadas de maneira que a luz do sol incida sobre a residência por mais tempo, diminuindo a utilização de condicionadores de ar e de iluminação artificial.

Ambientes integrados

A integração dos ambientes é uma tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos devido a sua praticidade. Ela é ideal para imóveis menores, como apartamentos, mas a sua utilização já extrapolou essa ideia inicial. O princípio dos espaços integrados é a utilização de uma planta aberta, com o mínimo de paredes possível. Em geral, apenas os cômodos íntimos são limitados por parede.

Há diferentes maneiras de integrar os ambientes e é importante utilizar o mobiliário para fazer a limitação entre o espaço e as funções dos locais. A sala de jantar e a cozinha podem se tornar um local cujo preparo dos alimentos e as refeições são compartilhados por todos. Também é possível agregar a parte interna com a externa por meio do uso de portas de vidro na sala de estar, por exemplo, unindo com a varanda e o jardim.

Estilo industrial

Esse estilo nasceu com a transformação de antigos galpões industriais nova-iorquinos em lofts para moradia. Assim, essa é uma das tendências em arquitetura mais modernas, porque é uma mistura de elementos urbanos com decoração sofisticada.

Uma das principais características desse tipo de decoração é a exposição da estrutura da construção como vigas de concreto, paredes de tijolos, encanamentos, entre outros. Eles dividem espaço com uma iluminação bem planejada, ambientes amplos e móveis de qualidade. Também não se deve esquecer de quadros e outros objetos de arte, que caracterizam bem esse estilo contemporâneo.

Para colocar em prática essas tendências em arquitetura é importante levar em conta os seus gostos pessoais, adaptando as dicas de acordo com a sua necessidade. Lembre-se, também, de priorizar o seu conforto e de seus familiares a fim de transformar o ambiente em um lugar aconchegante para todos.

Gostou deste artigo? Quer compartilhar sua opinião ou tirar alguma dúvida? Então deixe seu comentário!