Primeiramente você precisa identificar de onde está vindo a infiltração!
Então analise se está sendo da fachada, telhado, laje, alicerce, vazamento de uma tubulação, por falta de pingadeiras ou se é nas proximidades de portas e janelas. Identificando onde está o problema você consegue tomar a atitude correta!
Vamos começar pelas trincas?
Sempre devemos analisar a gravidade da trinca, ou seja, entender se ela é uma fissura, trinca ou rachadura! A rachadura é profunda e maior, nesse caso é indicado procurar um bom engenheiro para que ele faça uma avaliação!
Mas se for a fissura ou a trinca você precisará de um protetor de piso e um abre trinca para raspar dentro até encontrar a parte solo, retirar todo o pó e passar um pano úmido!
Após esse procedimento você coloca uma tela veda trinca e com uma espátula aplique a massa acrílica ou o selante veda trinca para fechar a ruptura!
O próximo passo é lixar, tirar o pó com pincel ou pano úmido e depois é só pintar com tinta impermeabilizante!
Esses são procedimentos básicos para tirar a fissura ou a trinca e impermeabilizar a sua parede, mas para maiores informações consulte um profissional da área!
Pintura descascada e parede esfarelando
Se sua pintura está com a pintura descascando é necessário analisar de onde está vindo esse problema, seja por infiltração ou por falta de algum produto como rejunte.
Quando descobrir o problema e solucioná-lo. Pode usar uma espátula ou um martelete para remover todo o revestimento, reboco, contrapiso, pelo menos 40cm da parede e 40cm do revestimento ou até encontrar a parte sólida.
Limpe todo o local até mesmo a poeira, depois com uma broxa/escova impermeabilize a parede com impermeabilizante flexível, revista ela com chapisco, emboço, reboco e finalize com a pintura de acordo com o ambiente interno e externo.
Mofo e Bolor
Coloque num pulverizador manual o mata mofo e com um pano úmido remova todo o mofo e/ou bolor e aguarde secar. Em seguida, pinte com uma tinta impermeabilizante!
Infiltração na Laje
Se sua laje é exposta e está causando infiltração interna, lave-a e não deixe resíduo de pó ou outra sujeira. A laje precisa estar regularizada com argamassa, cimento e areia dando o caimento de 2%. Não esquece de tratar as fissuras com Sela Junta Viapol e depois aplique o vedalage com uma broxa/escova ou um rolo de pintura, após a primeira demão coloque a tela veda trinca sob as trincas para reforçar a impermeabilização e termine as demãos conforme as instruções da embalagem.
Infiltração Enquadro Janela e Portas
Se tiver com infiltração na enquadro da janela ou porta!
Limpe em volta, passe um pano úmido e aplique o selante PU entre o perfil e a soleira.
Analise o ambiente que você vai aplicar a tinta impermeabilizante e esteja com as ferramentas em mão para aplicar, por isso vou dar alguns exemplos.
1- Bandeja
2- Trincha(Pincel)
É muito importante que para fazer qualquer um desses procedimentos, você ou o profissional use EPI’S para maior segurança. Então aqui vai 4 dicas:
1- Óculos
2- Máscara
3- Luva
4- Bota
Esses são alguns procedimentos básicos para algumas situações que você utilizará impermeabilizantes, mas caso tenha dúvidas procure um profissional da área!
Gostou do tema de hoje? Comente abaixo qual o próximo tema de construção você quer por aqui!
E fique atento porque na próxima sexta-feira o tema será Infiltração na Piscina!
Leave a Reply