Se você está pensando em fazer uma pequena reforma em sua casa ou apartamento, já deve saber por onde começar, não é mesmo? O projeto de reforma é indispensável para um planejamento seguro e eficiente, mas nem todas as pessoas entendem sua importância.
Muitas vezes, para economizar ou para não perder tempo, a obra começa sem um plano bem definido, e os imprevistos resultam em desperdício, gastos além do orçamento e um resultado nada satisfatório.
Por isso, elaborar um projeto de reforma é o primeiro passo para garantir a segurança e eficiência da obra. É por meio dele que serão definidos todos os detalhes, do cronograma de execução aos materiais utilizados.
Se você ainda não está convencido da importância dessa etapa fundamental em qualquer reforma, seja ela pequena ou grande, continue a leitura para descobrir todos os benefícios de planejar corretamente sua obra. Confira como criar e executar o seu projeto de reforma.
Escolha um profissional de confiança
A não ser que você tenha formação na área, tentar elaborar o planejamento de uma reforma sozinho é garantia de dor de cabeça e desperdício. É fundamental contratar um engenheiro ou arquiteto para desenvolver o plano de reforma e descobrir se a sua visão pode se transformar em realidade.
O profissional deve ajudar na escolha dos materiais, na definição das quantidades e na criação de espaços com circulação e iluminação adequadas.
Além de oferecer dicas valiosas na hora de reformar um ambiente de sua casa, um bom profissional pode, por exemplo, apresentar soluções e materiais sustentáveis e ecológicos, que geram um menor impacto ambiental.
Fique atento às exigências legais
Muitas pessoas não sabem, mas mesmo as pequenas reformas devem cumprir diversas exigências legais, que variam de acordo com cada cidade e região. Por isso, é essencial se informar antes mesmo de elaborar o projeto, e providenciar toda a documentação necessária, bem como as autorizações legais dos órgãos públicos.
No caso de apartamentos, também é necessário consultar o responsável pelo condomínio sobre as mudanças que serão feitas (especialmente em alterações que possam comprometer a fachada) e descobrir as normas específicas para obras em cada prédio.
Faça o orçamento da reforma
Um dos erros mais comuns ao elaborar um projeto de reforma é calcular incorretamente os custos da obra. Antes de começar, é preciso detalhar todas as etapas, cotar os preços dos materiais necessários e listar todas as despesas (com insumos, mão de obra, limpeza e outros).
Um bom planejamento contribui para a organização financeira e evita gastos desnecessários que podem comprometer o orçamento familiar.
Compre os materiais adequados
A escolha dos materiais deve considerar diversos fatores:
- beleza e estética;
- praticidade;
- durabilidade;
- preço;
- manutenção.
Para selecionar as opções mais adequadas para cada projeto, é fundamental consultar um profissional e pesquisar. Comprar produtos e acessórios com melhor custo-benefício proporciona segurança, conforto e satisfação.
Reformar sua casa ou apartamento exige alguns cuidados para que o sonho de uma cozinha moderna, um banheiro novo ou uma sala mais aconchegante não se torne um pesadelo. Com um projeto de reforma bem- feito e o acompanhamento de um profissional experiente, você evita gastos desnecessários, reduz o tempo de execução e consegue um resultado bonito, prático e funcional.
E na hora de comprar os materiais para sua obra, conte com a Guedes Materiais: temos tudo para seu acabamento e as últimas novidades do mercado em utilidades gerais, material elétrico, hidráulico e acessórios.
Justo o que eu procurava sobre torneiras, fechadura eletrica e aramados.
Que legal Juliana! Continue acompanhando o blog da Guemat.com.br