Quem nunca sofreu com um problema hidráulico em casa pode se considerar um privilegiado. Porém, em algum momento da vida, é garantido que você terá que lidar com questões envolvendo os encanamentos, as torneiras ou a qualidade da água em sua residência.
Os problemas hidráulicos são extremamente comuns, e ainda que o imóvel seja novo, ninguém está livre de imprevistos. Erros de execução na construção ou reforma são uma das causas mais frequentes, mas a falta de manutenção também está relacionada com boa parte dos problemas hidráulicos em casas e apartamentos.
Confira então como prevenir e resolver os problemas mais comuns que afetam a parte hidráulica de um imóvel lendo as nossas dicas.
Torneira pingando
Uma torneira pingando ou gotejando, além de irritante, é uma das maiores causas de desperdício de água. Para evitar surpresas com sua conta e resolver o problema, pode ser necessário trocar o registro, as arruelas de vedação dos tubos ou os vedantes internos, ou simplesmente reforçar a vedação com fita veda rosca.
Evitar fechar as torneiras com muita força pode prolongar sua vida útil, mas vale a pena checar o estado desse item com frequência para manter tudo funcionando de forma adequada.
Vazamento na tubulação
Um cano furado pode ser responsável por milhares de litros de água desperdiçados. Usar materiais de qualidade é fundamental, mas problemas de vazamento em tubos e conexões são mais comuns do que se imagina. Em alguns casos, é possível resolver por conta própria, mas ter o auxílio de um profissional especializado previne problemas futuros.
Água suja
Ter água suja, com cheiro ou turva saindo da torneira, é uma situação bastante desagradável, não é mesmo? Normalmente, o problema está relacionado ao reservatório de água da residência. A caixa d’água deve ser instalada em local arejado, permanecer sempre coberta e passar por limpezas periódicas para evitar o acúmulo de sujeira.
Ralo entupido
Obstruções no encanamento que resultam no ralo entupido são causados principalmente por acúmulo de matéria sólida ou gordura nos canos. Na cozinha, despejar restos de comida ou gordura na pia pode ter consequências graves para a tubulação. É fundamental utilizar um filtro nos ralos para impedir a passagem de sujeira e recolher o óleo de cozinha em um recipiente adequado para ser encaminhado ao destino correto.
Os casos mais simples são possíveis de serem resolvidos trocando o sifão, mas é recomendado contratar um profissional para lidar com o entupimento.
Baixa pressão da água
A falta de pressão da água dentro de casa é um problema hidráulico que pode estar relacionado ao encanamento interno ou ao serviço de abastecimento da cidade. Além de investigar as causas da baixa pressão, é importante considerar soluções práticas, como o uso de pressurizadores com baixo consumo de energia.
Vazamento na caixa acoplada
Vazamentos no vaso sanitário podem passar despercebidos por algum tempo, mas causam um prejuízo considerável. É possível que o problema hidráulico esteja relacionado ao mecanismo da caixa acoplada, que causa desperdício constante de água e aumento do consumo. Além disso, é importante checar as boias periodicamente. No caso das válvulas de descarga, controlar a vazão do fluxo é fundamental para economizar e evitar problemas.
Além do transtorno, ter um problema hidráulico em casa causa desperdício de água e resulta em gastos inesperados. Por isso, é fundamental fazer manutenções periódicas no encanamento, utilizar materiais hidráulicos de qualidade e chamar um profissional ao menor sinal de problema.
Quer saber mais sobre construção e reforma e receber as melhores dicas para cuidar bem da sua casa? Curta nossa fan page e fique por dentro das nossas novidades!
Amigos,
Preciso de orientação e ajuda técnica:
Caso:
Meu banheiro só vem água com pressão, agora ótima até uma saída ao lado da pia, no vaso sanitário, na torneira da pia, só que não consegue “alimentar” de água o chuveiro, por nada neste mundo.
Estou trocando o registro de pressão, que estava com problema.
A torneira melhorou muito numa “gambiarra” que fizemos, só para ver se a pressão da água chegava a fazer o chuveiro pegar.
Não deve ser ar na tubulação, porque na saída da água para o vaso, na saida adicional ao lado da pia, a entrada da pia, torneira, todos estão com pressão maravilhosa, com muita força ( sem o registro de gaveta ), mas, não consegue subir água suficiente para o chuveiro.
Pergunta:
É no registro de abertura do chuveiro que não tem pressão, ou colocando um novo registro de gaveta na chave geral do banheiro, a água consegue vencer os 2.10 até o chuveiro.
obrigado pela resposta desde já. Pirituba – Sâo Paulo.
Marcelo Cotrim Donato.
Olá sr.Marcelo, tudo bem? Primeiramente muito obrigado por entrar em contato conosco! É um prazer falar com o senhor!
Analisamos o vosso caso e chegamos à conclusão de que existem inúmeros fatores que podem influenciar na situação relatada. É preciso fazer uma análise mais detalhada e, por esse motivo, recomendamos que o senhor leve ao local um profissional especialista (encanador/engenheiro hidráulico), para que este chegue ao diagnóstico correto do problema e determine a solução adequada ao caso. Mais uma vez agradecemos o vosso contato e permanecemos à disposição!
Equipe Guemat Lar e Construção.
Sou a Bianca De Oliveira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.