O que é parede com textura? Faça você mesmo em casa

parede com textura
parede com textura

A textura é uma técnica diferente de pintar uma parede. A parede com tinta comum possui aparência lisa e uniforme, enquanto uma parede com textura apresenta cores e formas que podem ser tocadas e sentidas.

Elas imprimem grande personalidade ao ambiente, pois dificilmente será possível reproduzir a mesma textura em duas paredes diferentes. Algumas técnicas são utilizadas para fazer essa forma de pintura e, por mais que possa parecer difícil, só exige um pouco de força de vontade e bastante criatividade.

Quer saber mais sobre essa técnica tão popular e como fazer você mesmo na sua casa? Continue a leitura deste post!

Qual parede escolher?

Não existe uma regra específica que determine qual parede é a certa para receber uma textura, isso é de acordo com a opinião do morador. Entretanto, alguns pontos devem ser pensados antes de começar a transformação dentro de casa. Algumas dicas de como fazer essa escolha:

  • escolher uma parede com destaque: imagine entrar em um cômodo, e a parede com textura está na parede da porta que você entrou, ou seja, ficou atrás de você. Não teve impacto nenhum! A parede escolhida deve ser aquela com boa visualização;
  • colocar muitos móveis na frente: talvez colocar a textura na parede que tem uma estante na frente não seja um bom aproveitamento do espaço, visto que o móvel vai esconder todo o trabalho que você realizou;
  • pintar todas as paredes com textura: pintar todas as paredes do cômodo com a mesma textura pode acabar gerando um desconforto para a pessoa que está no ambiente. Muita informação é capaz de deixar o ambiente carregado. Usar apenas uma parede é suficiente para modificar a atmosfera do local.

Quais os tipos de textura?

Existem diversas texturas que podem ser utilizadas em uma customização de interior. Inclusive, você pode criar a sua própria! Basta deixar a imaginação fluir. Faça o teste do desenho que você deseja reproduzir em outra superfície para ir treinando e, conforme pegar segurança, faça na parede.

Alguns tipos de texturas mais conhecidos:

  • rubber;
  • jeans;
  • técnica riscada;
  • reagging;
  • frotagge.

Outro ponto importante para deixar a sua parede bonita é fazer uma boa finalização. Se durante o processo a superfície começar a secar, borrife um pouco de água para amolecer e nunca se esqueça de terminar a textura no mesmo dia para não haver diferença de cor e marcas de emendas.

Como preparar a parede para receber a textura?

A preparação da parede é bem simples, ela só precisa estar limpa. Para isso você pode utilizar um pano. Outra característica que faz diferença é a uniformidade da parede que vai receber a textura. Para não prejudicar o trabalho, certifique-se que a parede não tem bolhas, partes despedaçando ou outras imperfeições. Além da preparação da parede, devemos ter cuidado com o local próximo à parede.

Utilize panos velhos ou jornal para cobrir o chão, móveis, rodapés, janelas, portas, interruptores e quaisquer outros itens que possam receber respingos da tinta.

Eu preciso de quais ferramentas?

As ferramentas mais utilizadas para fazer textura são as espátulas, trinchas, lixas, esponjas, desempenadeiras e outros materiais que você julgar necessário. Todos os materiais citados podem ser adquiridos em lojas de materiais de construção.

Portanto, se você deseja modificar a sua casa sem gastar muito com material e mão de obra, considere fazer você mesmo uma parede com textura. Os ambientes que recebem essa técnica são renovados. O grande diferencial em utilizar uma textura é saber que aquela forma dificilmente será reproduzida em outro local, ou seja, a sua casa vai ser renovada de maneira exclusiva.

E você, já fez alguma textura na sua casa? Está pensando em fazer? Conte pra gente aqui nos comentários.