Se você gosta de fazer pequenos reparos em casa ou está pensando até mesmo em fabricar um móvel, deve saber que o MDF é muito indicado. Afinal, além de sua praticidade, podemos destacar sua resistência, que é superior em relação a outros materiais.
Que tal conhecer um pouco mais a fundo esse material? Preparamos este post para explicar o que é MDF, como é feito e quais são suas aplicações. Continue a leitura para entender!
O que é MDF e como é feito?
MDF significa Medium Density Fiberboard, ou Fibras de Média Densidade. É feito a partir de partículas de madeira, cuja liga se dá por meio de uma resina sintética. Visto que não conta com fibras extensas como ocorre com a madeira, o material possibilita a realização de cortes, encaixes e colagens de maneira bastante precisa.
O MDF é comercializado em placas que geralmente medem 2,20 m por 1,60 m, sendo possível obtê-lo com revestimento ou cru. A primeira opção permite a fabricação de peças muito bonitas sem a necessidade de aplicar um acabamento. A segunda, por outro lado, é a solução ideal se você quiser pintar a peça ou aplicar fórmica.
Quais são as diferenças entre MDF e MDP?
O MDF é bem denso, de modo que, quando você olha uma peça onde foi feito o corte, é possível ver como o material é homogêneo. O MDP (Medium Density Particleboard, ou Partículas de Média Densidade), por outro lado, é formado por pequenas partículas de madeira triturada, o que significa menor densidade e menos resistência.
Desse modo, tais materiais têm aplicações diferentes. Em uma cômoda, por exemplo, é possível ver MDF nas peças que precisam suportar maior peso, como as placas verticais que formam a estrutura principal. Quanto ao MDP, faz sentido ser usado em gavetas, que normalmente não guardam coisas tão pesadas.
Quais são as aplicações do MDF?
O MDF é um material muito versátil, podendo ser usado em diversas situações. Confira nos próximos tópicos algumas delas.
Decoração
O MDF é muito utilizado na fabricação de artigos de decoração. Nesse caso, geralmente se usa o material cru para produzir uma infinidade de objetos que são pintados conforme a criatividade da pessoa.
Revestimento de paredes
Quer repaginar um cômodo? Vale a pena aplicar um MDF bem bonito em uma das paredes, o que dá um ar moderno e aconchegante. Existem diversos acabamentos que simulam madeira e outros materiais e um deles vai combinar muito bem com a sua casa.
Fabricação de móveis
Essa é uma das aplicações mais conhecidas. Visto que móveis de MDF são resistentes e ecologicamente corretos, vale a pena comprar ou até fabricar um, o que você pode fazer se tiver as ferramentas adequadas.
Como a ajuda deste artigo, você pôde entender melhor o que é MDF. Deu para perceber que ele é um material bastante versátil e resistente, não é verdade? E o bom é que, dependendo do seu projeto, as peças podem ser encontradas com ou sem revestimento, o que garante uma grande liberdade de personalização.
É muito bom saber fazer serviços em casa sem precisar depender de outras pessoas, não é mesmo? Por isso, aproveite e confira o artigo em que damos várias dicas para reformar gastando pouco!
Leave a Reply