Confira as 4 melhores alternativas de isolamento térmico do mercado

isolamento térmico
isolamento térmico

Você sabe o que é isolamento térmico e qual a sua importância para o imóvel? Resumidamente, é a capacidade que um material tem para reduzir a entrada ou saída de calor de um lugar para outro. Ele é muito utilizado em países frios para manter as casas aquecidas.

No entanto, mesmo em climas tropicais como o nosso, pode ser uma excelente ideia para refrescar a residência, já que também isola o imóvel do calor. Todavia, os benefícios vão além da sensação de conforto. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e conheça as melhores alternativas de isolamento térmico do mercado!

Vantagens do isolamento térmico

À primeira vista, investir em isolamento térmico pode parecer um gasto desnecessário. Entretanto, ele representa investimento, pois tem alta eficiência energética, auxiliando na redução da conta de luz. Afinal, todo mundo sabe que condicionadores de ar, ventiladores e aquecedores consomem muita energia.

Em várias regiões, não os ter é praticamente impossível, seja pelo calor, seja pelo frio extremo. Com o isolamento, a casa mantém sua temperatura interna, sem interferência exterior, proporcionando mais estabilidade e conforto térmicos. Além disso, ele protege as estruturas de mofo e bactérias, prolongando sua vida útil.

Alternativas de isolamento térmico

Existem diversas formas de realizar o isolamento da temperatura de uma residência, desde o telhado até os acabamentos das paredes e do chão. Veja algumas opções a seguir.

1. Telhas

Telhas “sanduíche”, também conhecidas como termoacústicas, proporcionam conforto térmico e acústico ao ambiente. Podem ser feitas sob medida e usadas como divisórias, bem como para vedar fachadas.

2. Mantas

Uma das formas mais tradicionais de isolamento, as mantas são feitas de lã mineral e podem ser aplicadas tanto no teto quanto nas paredes. Elas conseguem isolar a casa de maneira eficiente, no frio ou calor.

3. Revestimentos

Existe uma infinidade de materiais para revestimento de parede que auxiliam no isolamento térmico. Os de custo mais baixo são os papéis de parede grossos e tecidos, como linho ou sarja, que ajudam no bloqueio do calor. Além disso, há os painéis de madeira, que também são térmicos.

4. Esquadrias

Para portas e janelas, as esquadrias de PVC são as que oferecem maior eficiência termoacústica. Elas devem ser preenchidas com lã de rocha e bem vedadas com borrachas, para que não fique nenhuma fresta. O vidro duplo completa o isolamento.

Momento certo para fazer o isolamento

O ideal é que as medidas para o isolamento da temperatura sejam pensadas desde o projeto arquitetônico, antes da construção do imóvel. Dessa forma, é possível garantir maior eficiência energética. Porém, soluções como drywall, aplicação de revestimentos e pinturas claras podem ser executadas em edificações finalizadas.

Há também opções como telhado verde e jardim vertical, que ajudam a refrescar os ambientes e podem ser uma boa alternativa para quem quer melhorar a eficiência energética em casa. Qualquer possibilidade, contudo, deve ser avaliada e executada com as ferramentas adequadas.

Como você viu, existem diversas formas de fazer o isolamento térmico da sua casa e para todos os bolsos. O que não vale a pena é continuar pagando um alto custo de energia em ar-condicionado e aquecimento.

Sabe o que mais pode provocar gastos extras? Vazamento de água! Leia nosso artigo e entenda como identificar e lidar com esse problema!