Iluminação natural: entenda agora a importância para a sua casa!

iluminação natural
iluminação natural

Um ambiente bem iluminado é fundamental para o conforto e a execução das tarefas do dia a dia. Apostar na iluminação natural é uma forma econômica de garantir isso. A energia solar influencia positivamente no humor e deixa corpo e mente mais dispostos, bem como torna o ambiente aconchegante e alegre. Além disso, quando valorizada, destaca a decoração e deixa os espaços mais bonitos.

Os benefícios da radiação solar são inúmeros: ela faz bem para a visão, marca o ritmo biológico, estabelecendo um padrão para o sono e favorece a produção de vitamina D, fundamental para a fixação de minerais nos ossos. Também desencadeia a produção de endorfina, o hormônio da “felicidade”, dando sensação de bem-estar.

Assim, neste artigo apresentamos dicas de como você pode aproveitar ao máximo a luz natural na sua residência. Confira!

Iluminação natural: economia necessária

A conta de luz não está barata, não é mesmo? Por isso, assim como milhões de brasileiros, você deve estar buscando maneiras de reduzir o custo. Uma das dicas mais simples e que você pode fazer hoje mesmo é abrir as janelas, deixar a luz do sol entrar.

O uso da iluminação natural favorece a economia da luz e da energia para aquecimento da casa, pois ela também traz conforto térmico. Além disso, é uma forma de contribuir com a redução do uso de recursos escassos e aplicar a sustentabilidade dentro de casa.

Infelizmente, nem todo mundo tem janelas suficientes na residência ou uma posição solar favorável. Mas para tudo há solução, como as que indicaremos a seguir. Acompanhe!

Aposte em tijolos, portas e janelas de vidro

A transparência do vidro contribui muito para a entrada da luz dentro de casa. Por isso, quanto mais vidro, mais iluminada será a residência. Procure instalar janelas e portas desse material, principalmente na sala de estar, escritório, cozinha e varandas, ambientes em que a luz é mais importante.

Para potencializar essa entrada de luminosidade em outros recintos, como a sala de jantar, você pode optar por paredes de tijolos de vidro ou cobogós, que são aquelas estruturas vazadas e trabalhadas como se fossem esculturas. O espaço fica elegante e bonito.

Use cores claras

Cores claras nas paredes propiciam maior aproveitamento da luz natural, além de dar mais amplitude visual para o ambiente. Opte pela tinta nas cores branco ou bege e suas variações de tons, além de escolher madeiras claras para os revestimentos de pisos, paredes e teto. Os móveis podem ser coloridos para contrastar, mas prefira estantes e armários claros.

Abra espaço

A organização do espaço pode interferir bastante na luminosidade. Lugares pequenos, com muitos móveis e itens decorativos tendem a ficar mais escuros, pois impedem a entrada e passagem de luz natural.

Portanto, abra espaço retirando móveis e objetos desnecessários ou de tamanho desproporcional ao ambiente. Outra boa ideia, caso você possa realizar alguma reforma, é derrubar paredes, ampliando a sala de estar ou criando uma cozinha americana, por exemplo.

Como você viu, com poucas medidas é possível criar um ambiente com iluminação natural sem gastos extras. Porém, caso você ainda precise de mais luminosidade ou queira economizar também à noite, quando o sol não está presente, a dica é investir em lâmpadas de LED, que são mais duráveis, gastam menos energia e se apresentam em diversas versões confortáveis aos olhos.

E então, gostou deste artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e espalhe a ideia entre os seus amigos!