5 ideias de pintura de parede diferentes e criativas

ideias de pintura de parede
ideias de pintura de parede

As variações nas cores de tinta costumam dominar as ideias de pintura de parede. No entanto, existem outras formas de inovar nesse processo. Para quem quer ir além da simples troca de tonalidade, vale a pena apostar em novas técnicas ou em produtos diferenciados.

Algumas dicas, inclusive, foram listadas neste post. Acompanhe os próximos tópicos, providencie os acessórios de pintura e escolha o seu método favorito!

1. Faixas

Podem ser dispostas em diferentes sentidos e são perfeitas para criar pontos de contraste em grandes superfícies. As faixas horizontais funcionam bem em cômodos amplos, ao passo que as verticais ajudam a ampliar ambientes compactos.

Outra opção são as listras diagonais, que passam a ideia de movimento e um ar moderno. Você pode criá-las com uma ou várias cores. Quem mora em imóvel alugado, no entanto, deve priorizar tons mais claros que permitam voltar às características originais das paredes.

2. Textura

O efeito texturizado é um clássico porque adiciona informação sem causar grandes impactos visuais. Ele pode ser obtido por meio de inúmeras técnicas, mas muitas pessoas têm aderido aos rolos para tornar o processo mais prático.

Com base no tipo de aplicação, os desenhos da textura seguem diferentes direções: para cima/baixo, para os lados ou para o mesmo ponto (linhas cruzadas). Os relevos ficam ainda mais evidentes se a parede receber uma boa quantidade de luz natural ou artificial.

3. Efeito lousa

Essa sugestão tem aparecido com mais frequência para quem pesquisa ideias de pintura de parede. O motivo é simples: o produto aplicado não só decora a superfície com tons escuros, como também torna o ambiente mais funcional.

Ao aplicar tinta lousa sobre uma parede, você transforma essa área em um painel exclusivo para escrever ou desenhar com giz. As fórmulas mais populares estão disponíveis na cor preta ou verde, mas é possível encontrar versões transparentes para rabiscar com giz líquido.

4. Estêncil

Essa opção é recomendada para quem deseja aplicar desenhos ou estampas sobre a parede. O estêncil consiste em usar moldes com contorno no formato desejado — estrela, flor, bolinha ou coração, por exemplo — para transferir figuras específicas às paredes.

Trata-se de uma boa ideia para gastar pouco na reforma decorativa, já que demanda pequena quantidade de tinta em cada aplicação. Você preencherá apenas as imagens selecionadas para compor uma espécie de mural decorativo.

5. Geometria

Que tal brincar com as principais formas geométricas para deixar a decoração mais alegre? Triângulos, retângulos e círculos podem ser representados nas paredes de diversos cômodos. Inclusive, ficam incríveis nas áreas que pedem um toque criativo, como home office, ateliê ou quarto infantil.

Você também pode usar as figuras para delimitar partes da parede, criando divisões conforme o gosto e a necessidade. Para isso, basta definir os contornos com fita e preencher todo o interior com tinta na cor desejada.

Independentemente da técnica que você escolher, procure verificar se a parede está pronta para a renovação. Corrija possíveis rachaduras e deixe a superfície homogênea antes de fazer qualquer trabalho. Assim, o acabamento ficará impecável e durará por mais tempo.

Esperamos ter ajudado você a encontrar o método perfeito para atualizar a aparência dos ambientes. Com os devidos cuidados, muita imaginação e as melhores ideias de pintura de parede, sua reforma decorativa fluirá com muita facilidade.

Ainda não acompanha a gente pelas redes sociais? Estamos em diversos espaços para você seguir: Facebook, YouTube e Pinterest!