Como escolher gabinete para banheiro pequeno? Veja aqui!

gabinete para banheiro pequeno
gabinete para banheiro pequeno

É cada vez mais comum encontrar empreendimentos compactos no mercado. Tal característica também se reflete nas dimensões dos cômodos, que tendem a apresentar medidas reduzidas. Isso traz alguns desafios aos proprietários desses imóveis, principalmente na hora de mobiliar diferentes áreas.

Você já pensou, por exemplo, na possibilidade de adquirir um gabinete para banheiro pequeno? Investir no modelo certo faz toda a diferença no aproveitamento do espaço, além de promover uma estética mais adequada ao local.

Que tal conferir nossas dicas para tomar a melhor decisão? A seguir, veja como encontrar o gabinete ideal!

Priorize modelos funcionais

O primeiro obstáculo com o qual temos que lidar em um lugar pequeno é a limitação da área. Portanto, não adianta adquirir um móvel enorme se ele ocupará boa parte do espaço disponível.

É fundamental ter atenção quanto ao tamanho do mobiliário para evitar que o local fique apertado e desconfortável. Se você tem um banheiro compacto, procure por gabinetes funcionais e que combinem várias utilidades em uma única peça.

Um modelo com diversas portas e gavetas é uma boa pedida, pois fornece compartimentos suficientes para que toda a família guarde seus produtos de higiene e de beleza. Inclusive, ele pode ser combinado a uma espelheira que tenha armários ou nichos para apoiar pertences.

Tenha cuidado com o material de fabricação

O tipo de material empregado na estrutura também é um fator a considerar na escolha de um gabinete para banheiro pequeno. Afinal, o móvel será instalado em um local que tem bastante contato com a água proveniente do chuveiro e da torneira.

Procure investir em modelos feitos com materiais resistentes à umidade, como o MDP e o MDF. Ambos são chapas compostas por partículas de madeira reflorestada e têm ótimo custo-benefício quando comparados à madeira maciça.

Vale destacar que o MDP suporta mais peso e apresenta um excelente acabamento em peças de linhas retas, sendo ideal para gabinetes maiores e com estética moderna. Já o MDF é mais maleável e aceita cortes em diversos formatos, tornando-se uma boa aposta para móveis arredondados.

Acerte na cor, no estilo e no acabamento

As características visuais também são importantes para deixar o novo móvel em harmonia com o restante da decoração. O problema é que, com tantas opções nas lojas, fica difícil eleger um produto que alie o máximo de vantagens.

Como estamos falando de banheiro pequeno, o mais indicado é que você escolha um gabinete simples, com design retilíneo e poucos ornamentos. Peças com menos volume e sem detalhes em relevo não ocupam tanto espaço, por isso, devem ser prioridade.

O tom do acabamento também impacta na percepção do ambiente e deve ser definido com cuidado. Para você ter uma ideia, cores claras são ótimas aliadas de lugares compactos porque refletem melhor a luz, dando a impressão de que o ambiente é maior.

Assim, uma forma de obter amplitude em seu banheiro é buscar peças com nuances suaves e discretas. Vale apostar em um gabinete branco, creme ou bege, por exemplo. O efeito de lugar maior será potencializado se as paredes, o piso e o forro do espaço também tiverem cores claras.

E então, compreendeu os fatores que orientam a escolha desse tipo de móvel? Esperamos que você aproveite as dicas e consiga encontrar o melhor gabinete para banheiro pequeno. Se possível, faça a pesquisa dos modelos em e-commerce para avaliar diversas opções rapidamente.

Por falar em compra pela internet, leia o nosso próximo artigo e saiba o que considerar ao adquirir material de construção online!