Confira aqui quais são as principais ferramentas de solda

ferramentas de solda
ferramentas de solda

Toda atividade quando feita com o material certo tem um resultado muito melhor, seja ela na sua casa ou empresa. Na soldagem não é diferente, então ao optar pelas ferramentas de solda ideais, você ganha tempo e otimiza seus processos.

A solda é, basicamente, o método de unir peças de metal por meio da fusão, formando um vínculo resistente entre elas. É usada para dar melhor acabamento e segurança, se comparado com outras formas de junção entre as peças. O processo para ser ideal exige alguns equipamentos, que garantem melhor resultado e o máximo de resistência.

Se você pretende fazer alguns projetos caseiros, como grades para janelas, portões, ou mesmo reparar partes metálicas, acompanhe este post em que explicamos quais as ferramentas necessárias para solda. Confira!

Pinças

Uma das ferramentas mais básicas para quem trabalha com solda são as pinças. Elas permitem ter um apoio seguro para soldar pequenos componentes sem danificá-los. No mercado há variados tipos e tamanhos que se adéquam conforme a necessidade.

Existem modelos em forma de alicate, em formato de tesoura e com pontas curvas e finas. Além de darem um apoio adequado para soldas, permitem que peças mais delicadas também possam ser removidas e transportadas com segurança, sem riscos ao operador do equipamento.

Inversora de solda

Uma soldagem com melhor acabamento, sem respingos e estável é possível com uma máquina inversora de solda. Esse equipamento é alimentado por uma rede em alta tensão e baixa corrente, que transforma a energia em força, capaz de derreter o consumível de forma eficaz e segura.

Simplificando, um inversor de solda pega a energia de entrada do equipamento — 127 ou 220 V — e a transformará de corrente alternada (CA) em corrente contínua (CV). Por meio de semicondutores de potência será formada a corrente elétrica de saída, com um arco elétrico mais estável e que permite melhor controle da solda.

Máquina de termofusão

Uma máquina de solda de termofusão é recomendada principalmente para a soldagem de tubos, já que os unirá por meio da fusão entre as duas partes metálicas. Nesse processo, a solda por termofusão ocorre na superfície do próprio material, em quatro etapas: preparação, aquecimento da peça, solda e posterior resfriamento.

Transformadora de solda

Além de máquinas de solda inversoras, há no mercado também os modelos transformadores, mais pesados e considerados mais obsoletos, já que permitem o uso de apenas um tipo de eletrodo. Além disso, o transformador trabalha com corrente alternada, monofásica ou trifásica.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as ferramentas de solda necessárias, saiba que é possível encontrá-las também na Internet. Atualmente, dá para escolher modelos, comparar preços e até mesmo pesquisar comentários de pessoas que adquiriram produtos semelhantes. Isso permite que você possa tomar sempre a melhor decisão, com a vantagem de encontrar itens mais baratos se comparados aos das lojas físicas.

Lembre-se, ainda, que durante o processo de soldagem é fundamental ter segurança na utilização das ferramentas de solda com o uso de luvas, máscaras, e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que evitarão a ocorrência de acidentes.

E aí, ficou interessado? Então acesse o site e confira nossos produtos relacionados à solda! Boas compras!