Conheça 7 equipamentos de proteção individual essenciais!

equipamentos de proteção individual
equipamentos de proteção individual

Em determinadas ocasiões, alguns trabalhadores ficam expostos a riscos durante o exercício de suas atividades profissionais. Por isso, é essencial para a segurança que eles estejam protegidos por meio de equipamentos de proteção individual — ou EPI’s.

Sua utilização previne acidentes e é estabelecida pela Norma Regulamentadora 6, que obriga a adoção desses equipamentos pelas empresas para proteger os trabalhadores em diversos segmentos.

Neste artigo, você vai saber quais são os equipamentos de proteção individual que asseguram a saúde e a integridade física do trabalhador. Confira!

1. Capacete

Imprescindível na proteção contra a queda de materiais, o capacete tem uma particularidade que deve ser observada:

  • classe A: proibido para trabalhos que envolvam energia elétrica;
  • classe B: com isolamento elétrico.

Os capacetes podem ser de aba frontal ou total, indicados para proteger a cabeça do trabalhador ao evitar impactos decorrentes de quedas ou projeções de objetos. Outras funções do capacete são prevenir choques e queimaduras, além de proteger dos raios solares.

Já o capacete de aba frontal com viseira é utilizado para a proteção da cabeça e do rosto contra a projeção de partículas.

2. Protetor auricular

O protetor auricular é um EPI de proteção contra ruídos que podem afetar a audição do funcionário. Existem dois tipos:

  • protetor auricular: protege o trabalhador contra ruídos altos e contínuos;
  • protetor auricular em forma de concha: fornece proteção contra ruídos, mas é usado também para proteger os trabalhadores sujeitos à exposição de detritos e sujeiras.

3. Calçado de segurança

Os calçados de segurança são equipamentos de proteção individual que protegem os pés em locais que ofereçam riscos. Algumas opções possuem biqueira, e são indicados para a proteção contra quedas de materiais pesados. No entanto, no caso de eletricistas, ela não pode ser de aço, uma vez que esse material é condutor de eletricidade — o ideal é que seja um bico de composite.

4. Luvas

As luvas são essenciais para a proteção contra diversos materiais químicos e físicos, evitando cortes e lesões nas mãos. Confira os principais tipos:

  • luva isolante de borracha: protege mãos e braços contra choques, em situações em que o trabalhador entra em contato com a energia elétrica;
  • luva em raspa e vaqueta (mista): proteção contra materiais abrasivos e escoriantes;
  • luva em vaqueta: protege mãos e punhos contra materiais abrasivos e escoriantes;
  • luva em borracha nitrílica: proteção contra produtos químicos;
  • luva em PVC: proteção contra graxa, óleo, solvente e ascarel.

5. Óculos

Os óculos protegem os olhos contra partículas nocivas, sendo necessários em diversos ambientes de trabalho. Trata-se de um EPI obrigatório para trabalhadores expostos às partículas volantes e radiação ultravioleta ou infravermelha, assim como ao excesso de luminosidade e respingos químicos.

É preciso estar atento à cor da lente. Veja:

  • transparente: para uma luminosidade normal;
  • amarelada: pouca luminosidade;
  • cinza ou verde: alta luminosidade.

6. Máscara com respirador

A função da máscara é proteger as vias respiratórias. Ela pode ser encontrada com três modelos de respirador:

  • respirador purificador de ar (descartável);
  • respirador purificador de ar (com filtro);
  • respirador de adução de ar (máscara autônoma).

7. Protetor lombar

Esse EPI protege o funcionário contra o excesso de tensão na coluna lombar, devido à execução de movimentos repetitivos.

Como você conferiu neste artigo, é muito importante garantir a segurança do trabalhador por meio de equipamentos de proteção individual. As empresas devem adotá-los e, dessa forma, prezar pela saúde e integridade física dos seus funcionários.

Está precisando de Equipamentos de Proteção Individual? Então, visite nosso site e encontre uma grande variedade de produtos e opções para várias áreas profissionais!