Na hora de finalizar o acabamento e fazer a pintura, uma das etapas mais aguardadas é escolher as cores para a parede da sala. O ambiente é um dos mais utilizados pelos moradores, favorecendo a integração entre a família e oferecendo um espaço agradável para receber os amigos.
Em muitos casos, a sala é o verdadeiro cartão de visitas da residência. Por isso, escolher a tonalidade certa para estampar as paredes é fundamental para que a área se torne convidativa e confortável.
Mas, com tantas opções, não é fácil tomar uma decisão, não é mesmo? Confira algumas dicas para acertar de primeira na escolha das cores para a parede da sala.
1. Analise o ambiente por inteiro
Antes de começar a pintura, é preciso avaliar o espaço, considerando suas dimensões e sua localização dentro da planta da casa. Uma sala pequena, por exemplo, pode parecer maior quando pintada em cores claras e neutras. Já um ambiente amplo se torna mais aconchegante quando as tonalidades escuras são usadas na parede e na decoração.
2. Confira as tendências do momento
A inspiração para as cores da parede da sala pode vir de referências nacionais e internacionais. Acompanhar as tendências de decoração ao redor do mundo é um ponto de partida para escolher o tom certo para cada cômodo da casa. Para 2019, a cor do ano escolhida pela Pantone é coral.
3. Aposte nas cores favoritas dos moradores
Nada melhor do que apostar nas cores preferidas por quem vai utilizar a sala, não é? O gosto pessoal dos moradores é um fator primordial na escolha da tinta para as paredes. Afinal, de nada adianta optar por um tipo de decoração que não agrada as pessoas que moram ali.
4. Considere a iluminação do espaço
Nem todo mundo se lembra desse detalhe na hora de escolher as cores para a parede da sala: o tom da tinta pode mudar de acordo com a iluminação do local. As lâmpadas brancas, por exemplo, deixam as cores mais claras. Já as amarelas intensificam as tonalidades.
5. Use o círculo cromático para combinar cores
Círculo cromático é uma ferramenta utilizada na área do design para identificar combinações harmônicas de cores. A versão profissional exige certo conhecimento técnico do usuário, mas é possível aplicar esse recurso de forma amadora na decoração da casa. O círculo simples é composto por 12 cores e permite identificar:
- cores complementares (opostas);
- cores análogas (tonalidades próximas);
- outras combinações que podem ser usadas na pintura.
6. Não tenha medo de ousar
Foi-se o tempo em que as cores para a parede da sala se resumiam ao branco, bege e outros tons neutros. Com tantas opções no mercado, é possível colorir a residência de acordo com as preferências de cada morador. Estêncil, adesivos, faixas e desenhos geométricos complementam a pintura e podem transformar totalmente o local.
Escolhidas as cores para a parede da sala, é hora de procurar a tinta certa para colorir o ambiente e direcionar a decoração. É importante ficar atento ao tipo de acabamento da tinta: o resultado final pode ser totalmente diferente ao usar a variedade fosca ou com brilho.
Além disso, existem técnicas de pintura que trazem mais personalidade ao ambiente. Usando sua escolha das cores para a parede da sala, você pode, por exemplo, aplicar texturas na parede de destaque. O resultado depende do gosto dos moradores e da criatividade de quem executa, mas é possível obter efeitos únicos que valorizam o espaço.
Aproveite a sua visita aqui no blog e aprenda a fazer você mesmo uma pintura com textura!
Leave a Reply