Como tirar mancha da parede sem estragar a pintura? Aprenda aqui!

como tirar mancha da parede
como tirar mancha da parede

Você sabe como tirar manchas da parede? Essa preocupação em mantê-la limpa por muito tempo após a pintura é bem comum, afinal, a casa fica com outra aparência quando é recém-pintada.

Na verdade, trata-se de uma tarefa complicada, pois com o tempo, fatalmente, aparecerão manchas de vários tipos e procedências. No dia a dia é inevitável que as marcas apareçam, mas o importante é ficarmos atentos e saber como removê-las.

No entanto, nem tudo está perdido — muito menos a sua parede. Algumas medidas podem retardar a decisão de pintá-la novamente. A principal delas é, sempre que você perceber alguma sujeira, limpe-a imediatamente.

Por esse motivo, neste artigo, você vai aprender como tirar mancha da parede e, dessa forma, mantê-la por mais tempo com cara de recém-pintada. Veja!

Mofo

Remover essa mancha tão comum nas paredes, em especial em ambientes mais úmidos e sem muita ventilação, pode ser resolvido com uma solução simples. Trata-se da mistura de vinagre branco com água morna. Ela deve ser passada na parede até que não existam mais vestígios do mofo.

No caso de manchas mais resistentes, existe uma saída mais eficaz que é usar água sanitária diluída em água. Deve ser aplicada até que a mancha seja removida de vez.

Marcas de mão

Mais cedo ou mais tarde, você vai observar muitas marcas de mão nas paredes da sua casa. De fato, é a mancha mais comum, principalmente passado algum tempo da última pintura.

Para removê-las, é necessário preparar a seguinte mistura:

  • 1 xícara de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 copo de vinagre de maçã;
  • 1 xícara de chá de amônia;
  •  ½ litro de água morna.

Após prepará-la, utilize uma bucha para passar a solução na parede. Finalize jogando água no local.

Lápis e canetas

Rabiscos de grafite nas paredes podem ser removidos com borracha branca comum, bastando apenas passá-la com delicadeza na região atingida. No caso de manchas com canetas hidrográficas em parede branca, a remoção deve ser com solvente, como a acetona. No entanto, recomenda-se o uso de cotonetes sem esfregar muito para não espalhar e piorar a situação.

Vale lembrar que em paredes coloridas o solvente pode alterar a cor da tinta. Por isso, prefira tintas laváveis, principalmente se houver crianças pequenas em casa — elas adoram sair pintando tudo que veem pela frente.

Gordura

Para remover manchas de gordura com facilidade, é necessário preparar uma mistura de água morna e sabão em pó. Depois, com a ajuda de uma bucha macia, aplique no local atingido.

Ferrugem

Para tirar essa mancha da parede, faça uma solução com alvejante e água. Em seguida, passe por todo o local manchado. Deixe secar e, por fim, enxágue bem.

Cuidados necessários durante a remoção das manchas

Alguns cuidados são importantes para evitar que sua casa precise de pintura antes da hora. Confira as dicas a seguir:

  • prefira tintas laváveis: escolha tintas de boa qualidade, preferencialmente, as que possam ser lavadas e sejam resistentes à água. Certamente, elas se mantêm por mais tempo;
  • evite que a sujeira se acumule: ao perceber quaisquer manchas, proceda logo com a limpeza para facilitar a remoção;
  • tenha cuidado com paredes coloridas: ao usar água sanitária, é comum que elas desbotem.

Pronto! Agora que já sabe como tirar mancha da parede, basta seguir nossas dicas e você conseguirá preservá-las pintadas por mais tempo. E lembre-se: ao perceber qualquer sujeira, não deixe para depois e limpe logo. O acúmulo dificulta muito a limpeza e, com o tempo, a mancha fica mais difícil de ser removida.

Gostou deste conteúdo? Então, confira nosso artigo sobre a tinta lousa, que pode deixar seus espaços mais charmosos e personalizados!