Aprenda agora como pintar a casa sem erros!

como pintar a casa
como pintar a casa

A pintura de parede é uma excelente prática para atualizar a aparência de um cômodo ou da residência inteira. No entanto, antes de escolher a sua cor favorita ou algum efeito que represente uma tendência de decoração, é preciso saber como pintar a casa corretamente.

Para ajudar no processo, listamos os principais passos envolvidos nesse tipo de serviço e os cuidados necessários. Continue a leitura e descubra como garantir bons resultados!

Separe o material

Todo trabalho de reforma envolve ferramentas e materiais específicos. Para montar um bom kit de pintura, você precisará providenciar os seguintes itens:

  • tinta na quantidade adequada;
  • trincha (pincel);
  • rolo pequeno;
  • selador;
  • bandeja;
  • massa corrida;
  • lixa (220 ou 240);
  • luva de borracha;
  • fita crepe.

 

Proteja a área de trabalho

Após separar o material, é importante preparar o ambiente para evitar que respingos de tinta manchem qualquer superfície além da parede. Uma boa dica é forrar o piso com jornais e cobrir os móveis com cobertores velhos ou com plástico-bolha.

Procure afastar os tapetes do local e proteger as bordas de todas as janelas e portas com fita crepe. Esse material também deve ser aplicado em componentes pequenos, como sancas, rodapés, batentes, interruptores e maçanetas.

Lixe a parede e corrija imperfeições

Antes de descobrir como pintar a casa, você precisa aprender a preparar a parede. Coloque as luvas e passe a lixa por toda superfície que receberá a tinta. Se for apenas uma parte da parede, por exemplo, delimite a área com pedaços de fita crepe e faça o lixamento apenas nessa região.

Você deve lixar até perceber que a parede ficou bem lisa, sem volumes e ondulações. Para visualizar melhor, limpe os resquícios de pó com um pano úmido e seque toda a superfície. Tudo certo? Então, siga para o próximo passo.

A etapa de correção de imperfeições é fundamental para manter a parede adequada à aplicação de qualquer tipo de acabamento. Seu objetivo é reparar possíveis danos, como buracos, rachaduras ou partes quebradas da superfície.

Esses pontos devem ser cobertos com massa corrida — preparada de acordo com as orientações do fabricante. Quando a camada estiver completamente seca, passe a lixa até que tudo fique homogêneo. Para finalizar, remova o pó e limpe a área para fazer a pintura.

Prepare a tinta e faça a aplicação

Para a última etapa, é importante que você utilize luvas, roupas e calçados velhos. Isso evitará preocupações constantes com a possibilidade de manchar as peças, o que pode interferir no seu desempenho durante o trabalho.

Atenção: se a parede for nova ou absorver muito líquido, precisará receber o selador antes da tinta. Esse produto cria uma camada que regulariza a superfície, impede a formação de manchas e proporciona excelente fixação da cor.

Como qualquer fórmula, o selador deve ser preparado conforme orientações do fabricante, com a diluição correta. Você pode aplicá-lo com a trincha, em uma ou duas camadas, e aguardar a secagem para fazer a pintura.

Com a tinta adequada em mãos, abra a lata e leia o rótulo para fazer a diluição correta. Misture a solução com um pedaço limpo de madeira e coloque uma quantidade na bandeja. Mergulhe a trincha na tinta preparada e use esse instrumento para tingir todas as extremidades da parede.

O ideal é fazer faixas largas perto dos rodapés, das sancas e de outros detalhes para evitar o surgimento de borrões no momento em que você pegar o rolo. Assim que finalizar o contorno da parede, mergulhe o rolo na bandeja e dê leves batidas para remover o excesso de tinta.

Com o rolo, vá fazendo movimentos verticais de vai e vem, de modo a cobrir toda a superfície. Aguarde a secagem da primeira camada e observe. Nem sempre a primeira demão garante um bom resultado, então, aplique mais uma camada se achar necessário.

Viu como pintar a casa pode ser mais fácil do que você imagina? Para acertar na cor e evitar erros na escolha da tinta, converse com um vendedor que possa orientá-lo durante a compra. Lojas físicas e e-commerce de qualidade contam com equipes capacitadas para atendê-lo, fornecendo os melhores materiais do mercado.

Quer ter acesso a outras publicações do blog? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail!