A decoração da casa é capaz de modificar o ambiente completamente, dando uma ideia de amplitude ou diminuição do ambiente. Quando o local disponível é limitado, é preciso ter criatividade para saber como otimizar espaço e montar uma decoração que seja eficiente e harmoniosa.
Antes de comprar os móveis desejados, faça um projeto para identificar o que é necessário ter e o que é complemento. Dessa forma, é possível colocar as ideias em prática sempre pensando em como aproveitar melhor o espaço sem perder a identidade dos moradores.
Veja abaixo várias formas de otimizar os espaços de casa para deixá-la aconchegante e renovada. Dê uma olhada em nossas dicas!
Escolha móveis pequenos
Ao comprar os móveis para os cômodos, utilize somente os que são essenciais, para evitar a sensação que o ambiente está muito cheio. Não saia comprando os móveis sem planejamento. Faça um estudo prévio das necessidades de cada cômodo e planeje-se antes de comprar.
Investir em móveis que estejam de acordo com o tamanho do ambiente deixa o ambiente organizado e não comprometem a circulação. Na compra de um sofá, por exemplo, se você comprar um que seja muito maior que a parede da sala, dará a impressão que a sala é menor do que ela realmente é.
Adquira móveis multiúso
Os móveis retráteis são uma tendência que ganha as residências brasileiras. Eles podem ser utilizados em ambientes para múltiplas funções. Assim, o uso é diversificado durante o dia.
Um dos exemplos mais conhecidos é a cama embutida, que pode ser acoplada em armários e liberar espaço no quarto. Essa tendência acompanha o modelo de casas compactas utilizado em grandes centros urbanos, que exigem apartamentos e casas cada vez menores para comportar o volume de pessoas.
Outro exemplo de móveis multiúso são as mesas retráteis que podem se expandir durante uma festa ou jantar com mais amigos. Durante o uso cotidiano, ela permanece no tamanho pequeno.
Invista em prateleiras
Em um imóvel de proporções reduzidas, cada cantinho é importante. Por isso, use também os espaços verticais. O melhor exemplo são as prateleiras, adaptáveis a qualquer ambiente.
As prateleiras são utilizadas para armazenar mais objetos, otimizando o local e complementando a decoração do ambiente. Elas são muito versáteis e é possível utilizá-las em cozinhas, banheiros e quartos, por exemplo. Inclusive, é possível instalá-las em cantos ou nas paredes, além de conferirem praticidade, já que os itens ficam à vista e facilitam o seu manuseio no cotidiano.
Use espelhos
Os espelhos, quando bem posicionados em um ambiente, geram a sensação de profundidade, de que o espaço é mais amplo do que realmente é. Coloque alguns em locais estratégicos, mas atenção: não precisa abusar e colocar em todas as paredes, pois o resultado fica cansativo.
O apartamento ou a casa pequena podem se tornar muito aconchegantes quando seus cômodos são bem utilizados e decorados. Procure garantir a funcionalidade das áreas, mas sem perder o conforto.
As medidas listadas neste texto são bem simples e buscam maneiras de como otimizar espaço residencial sem gastar muito e deixando a casa bonita e elegante, como a escolha de prateleiras que deixam os ambientes mais organizados e funcionais.
Gostou das nossas dicas? Comente aqui quais foram as que você mais gostou!
Leave a Reply