Se você mora em uma casa, deve saber como limpar caixa d’água, certo? Se sua resposta foi negativa, fique tranquilo. Afinal, muita gente não sabe como limpá-la e acaba recorrendo a alguém experiente.
Na verdade, esse trabalho deve ser realizado com regularidade, garantindo uma água sempre limpa e cristalina. Trata-se de uma tarefa simples que pode ser executada por qualquer pessoa, bastando saber quais os produtos adequados para a limpeza e um passo a passo bem prático.
Pensando nisso, neste post, aprenda a deixar seu reservatório de água limpinho e garantir, dessa forma, um cuidado especial com a sua saúde e a de sua família. Continue a leitura!
Qual é a periodicidade recomendada para a limpeza da caixa d’água?
Apesar de muitas pessoas limparem o reservatório de água anualmente, a frequência mais indicada é a cada seis meses — pois já foi observado que alguns resíduos se acumulam nas paredes e piso da caixa, podendo provocar uma proliferação de bactérias.
Embora a limpeza seja uma tarefa simples, ela é também muito trabalhosa e demorada. Você terá que se programar e dedicar algumas horas do dia para esse trabalho, que requer cuidados e dedicação.
Quais são os produtos utilizados na limpeza da caixa d’água?
É importante que você se organize para começar a limpeza. Para isso, o ideal é que reúna todo o material necessário para essa tarefa:
- vários panos limpos;
- esponjas;
- escovas de fibras macias (visto que materiais muito ásperos podem danificar a superfície da caixa e alterar a qualidade da água);
- pá;
- água sanitária (responsável pela sanitização).
Como limpar a caixa d’água?
Confira, a seguir, um passo a passo para tornar essa tarefa mais simples:
- feche o registro evitando a entrada de água na caixa;
- esvazie-a, abrindo todas as saídas de água — como torneiras, descargas e chuveiro;
- antes de esvaziá-la totalmente, cuide para deixar um palmo de água para ser utilizada na limpeza e feche a saída para que a sujeira não desça para a tubulação;
- depois, comece a esfregar as paredes e o fundo da caixa com as escovas e os panos reservados e devidamente limpos. Você pode utilizar o encanamento de limpeza presente no reservatório para esse fim;
- nunca use produtos como detergente, sabão em pó, sabão em barra ou qualquer outro;
- comece a retirar a água e toda sujeira com a ajuda de uma pá, água limpa, panos e baldes;
- refaça a operação se houver necessidade;
- ao notar que a caixa d’água está limpa, deixe entrar água até enchê-la totalmente;
- misture 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água;
- passado esse tempo, feche a entrada da água e esvazie a caixa — esse processo limpará também as tubulações da casa.
- após a água sanitizada tiver saído da caixa, feche todas as descargas e torneiras. Abra, então, o registro de entrada da rua e deixe encher novamente a caixa com água potável.
Ao final da operação, não se esqueça de fechar bem a tampa da caixa d’água, evitando que insetos e poeira penetrem e contaminem a água. Lembre-se também de anotar a data da limpeza no lado de fora do reservatório, para saber quando deverá fazer a próxima faxina.
Quais são os cuidados que você deve tomar com sua caixa d’água?
Para começar, vamos reforçar o cuidado de mantê-la muito bem fechada. Evite guardar produtos tóxicos, com odor forte e sujos nas proximidades do reservatório, visto que podem entrar em contato e provocar contaminação. Armazenar alimentos perto da caixa também é um risco, visto que podem atrair bichos e insetos, como ratos e baratas.
Viu como limpar caixa d’água não é tão complicado? É só seguir os passos descritos e seu trabalho ficará perfeito. Com os cuidados na limpeza e sanitização, sua água se manterá sempre limpa, preservando sua saúde e a de sua família!
Gostou deste post? Continue com a visita e entenda como resolver problemas com infiltração!
Olá aqui é a Luísa Ferreira, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Obrigado! Continue acompanhando o nosso blog!