Descubra como é fácil fazer uma cisterna em casa

como fazer uma cisterna em casa
como fazer uma cisterna em casa

As cisternas são comumente utilizadas para o armazenamento de água em locais que apresentam dificuldade no abastecimento por meio da rede pública. No entanto, nos dias atuais, elas receberam uma nova funcionalidade: captar e armazenar a água da chuva.

Então, que tal aprender como fazer uma cisterna em casa e garantir as diversas vantagens que ela pode proporcionar ao seu lar? Basta conferir este material com o passo a passo completo que preparamos.

Quais são os materiais necessários?

A quantidade de materiais para a obra dependerá de onde o sistema será instalado. Confira os itens necessários para montar uma cisterna de até 220 litros:

  • bombona para armazenagem da água captada;
  • tela ondulada 5×5;
  • abraçadeira;
  • tubos 75 mm;
  • joelhos 75 mm;
  • conector T de 75 mm;
  • cola para tubulação;
  • furadeira;
  • lixa para tubos de PVC;
  • torneira;
  • registro de esfera.

Como fazer uma cisterna em casa?

Para facilitar seu entendimento, vamos explicar todo o trabalho por partes. Acompanhe!

Descartador de primeiras águas

Corte um pedaço do tubo na diagonal e faça dois furos para amarrar a tela ondulada 5×5 com a abraçadeira. Depois, encaixe um conector T — uma saída será para a área de descarte e a outra para o reservatório.

No final do cano de descarte, faça um furo na sua base com o auxílio do serra copo. Encaixe a flange no buraco, posicione o anel de vedação, o joelho na flange e, por último, o registro.

Ladrão

Faça um furo lateral na parte superior da bombona com o diâmetro do tubo. Depois, encaixe um cano no buraco, de modo que permita que o excedente de água escoe por lá.

Sistema de captação

Faça um furo na tampa do reservatório para encaixar a tubulação que sai da calha (captação da água), permitindo que a água abasteça a bombona.

Sistema de consumo

Na parte inferior do tanque, faça um furo no diâmetro da torneira que será usada para permitir que a água reservada seja utilizada para os fins a qual será destinada.

Quais cuidados você deve tomar?

É fundamental tomar certos cuidados para garantir a qualidade da água captada e uma cisterna com um bom funcionamento. Veja alguns deles!

Limpar o telhado

A principal fonte de captação da água da chuva será o seu telhado. Por esse motivo, é essencial que ele esteja limpo para impedir que as impurezas poluam a água e, assim, comprometam a sua qualidade.

Escolher o recipiente adequado

Pense no local antes de definir o tipo de cisterna que você vai instalar. Caso ela fique exposta aos efeitos do sol e da chuva, é necessário adquirir um tanque produzido com um material mais resistente, por exemplo.

Além disso, é importante dimensionar adequadamente o tanque para que a quantidade reservada seja suficiente para atender às suas demandas e, principalmente, que ele tenha vedação contra insetos e sujeiras.

O uso da cisterna na residência contribui com o meio ambiente e pode representar uma economia de até 50% na conta de água. Ou seja, é evidente o quão vantajosa é essa alternativa — lembrando que a água captada não deve ser utilizada para o consumo.

Agora que você aprendeu como fazer uma cisterna em casa, aproveite para adquirir os materiais necessários para a obra. A Guemat tem uma vasta quantidade de produtos em estoque e com preços competitivos. Acesse o nosso site e garanta o que precisa.