Como economizar na construção e reforma? Confira 4 dicas!

como economizar na construção
como economizar na construção

Em se tratando de reforma e construção da casa, os gastos são inevitáveis, porém o planejamento é um grande aliado nesse momento, tornando possível diminuir os custos dessa tarefa. Assim, é viável ter um ambiente de qualidade e ainda reduzir as despesas com a obra.

Mas você sabe como economizar na construção? Pensando nisso, separamos algumas dicas de planejamento que farão total diferença na sua obra. Continue lendo este post e confira quais são elas!

1. Deixe tudo bem planejado

Mesmo que pareça óbvio, é importante frisar que o planejamento é imprescindível para o bom andamento da obra e para garantir a economia do investimento. Dessa maneira, é necessário saber exatamente a quantia de dinheiro disponível para gastar e, a partir daí, estabelecer qual será o projeto. Muitas vezes pode não ser possível fazer uma expansão ou uma adição de um novo cômodo, mas a reforma promove a melhoria satisfatória.

Assim, o orçamento deve ser dividido entre os custos com o material que será comprado e com a mão de obra. Durante a aquisição de itens necessários e contratação dos serviços, é importante se ater ao limite predeterminado de gastos para não estourar o orçamento nem se endividar.

2. Conte com profissionais especializados

Contratar mão de obra especializada para uma construção é mais vantajoso do que tentar fazer tudo por conta própria. Mesmo que, em teoria, pareça fácil quebrar ou levantar paredes e realizar outros procedimentos relacionados a uma obra, somente um profissional experiente é capaz de fazer uma reforma ou construção com total segurança.

Geralmente, na tentativa de economizar no orçamento, muitos proprietários realizam as reformas em suas residências e a obra acaba não apresentando a qualidade esperada. Assim, problemas como rachaduras, infiltrações, goteiras, vazamentos e avarias elétricas surgem no futuro, fazendo com que o gasto seja em dobro.

É necessário ter em mente que se deve contar também com os imprevistos e as pessoas que trabalham nessa área já estão acostumadas a lidar com esse tipo de situação. Portanto, contar com uma ajuda especializada evita futuras dores de cabeça.

3. Compare o orçamento dos materiais

Sejam quais forem os profissionais que trabalharão na sua obra: engenheiros, técnicos, mestres de obras ou pedreiros, entre em contato com eles antes de fazer a compra dos materiais. Saiba tudo o que vai ser usado e as devidas quantidades, como tijolos, areia, metros quadrados de piso e até água.

Com essas medidas definidas, pergunte quais são as melhores marcas e aquelas com um bom custo-benefício. Em seguida, consulte as lojas de materiais de construção e compare o orçamento, pesquisando também sobre as condições de pagamento (número de parcelas, juros etc.). Essa é uma das dicas mais interessantes sobre como economizar na construção, pois ajuda a evitar gastos desnecessários.

4. Aposte na compra de materiais online

Poucas coisas não podem ser adquiridas pela internet, portanto comprar produtos de construção online é possível. Nesse caso, vale o mesmo que para compras presenciais: tenha bom senso quanto a qualidade e ao preço dos materiais, além de procurar lojas que tenham boa reputação entre os clientes. Muitos estabelecimentos oferecem condições mais vantajosas para vendas online e essa pode ser a melhor forma de economizar na construção.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um bom planejamento para uma obra e como economizar na construção ou reforma. Lembre-se de contar com empresas e profissionais experientes na área para garantir a qualidade da construção!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações!