5 tendências de casas automatizadas que você deveria aderir

casas automatizadas
casas automatizadas

Uma das tendências mais fortes da era tecnológica são as casas automatizadas. Inteligência artificial e Internet das Coisas já deixaram de ser temas de ficção científica e fazem parte dos lares modernos. Hoje, essas duas tecnologias simplificam, e muito, o dia a dia.

A automatização residencial traz benefícios que aliam praticidade, conforto e segurança, além de ajudar na economia de energia elétrica. Imagine a possibilidade de acionar um ar condicionado, ligar a televisão e as luzes dos cômodos apenas por um comando de voz!

Isso é possível e nós vamos ajudar você a transformar essa ideia em realidade. Portanto, fique ligado nas tendências de automação que você pode começar a aplicar na sua casa. Acompanhe!

1. Acesso por biometria

Às vezes, com as preocupações diárias, podemos esquecer as chaves de casa em algum lugar. Se esse for o caso, o sensor biométrico é muito útil. Basta colocar o dedo nele e as portas se abrem.

Isso vale, também, para todos da família ou se houver uma diarista que precisa entrar uma ou duas vezes na semana. Cadastrando a digital dela e estabelecendo os horários, bem como os dias de acesso, ela não precisará nem portar as chaves da sua residência.

Se alguma pessoa forçar a entrada e a fechadura não identificar a biometria, existe, ainda, um dispositivo de segurança que emite um alerta para o seu celular.

2. Sistema de alarme sem fio

Chega de fios espalhados pela casa! Em um futuro próximo, nada mais precisará deles para funcionar. É o caso do sistema de alarme sem fio: mais prático e você mesmo pode instalá-lo. Basta inserir os sensores de presença e de abertura nas portas e janelas, escolher em que lugar ficará a central e regular o volume.

E o melhor: você pode controlar tudo pelo celular, de onde estiver. Existem opções com internet e sem, com comunicação por SMS ou linha fixa.

3. Controle de iluminação

Conforto e economia são as principais vantagens de uma iluminação automatizada. Você pode programar todas as luzes da sua casa para cada ocasião e tipo de uso. Por exemplo: quando for assistir TV, elas podem ser reduzidas para não ofuscarem a tela. Ou, então, durante o jantar, em que as luzes sobre a mesa serão acesas.

Sensores de presença também são interessantes e dão segurança. Chegou de carro à noite? As luzes da garagem se acendem quando você entra com o carro e se apagam quando você deixa o ambiente.

4. Controle de temperatura

Assim como você pode programar as luzes, também é possível planejar a temperatura que a sua casa estará antes mesmo da sua chegada. Com a automação do aparelho de ar-condicionado, você pode acionar a temperatura ideal no seu smartphone, de qualquer lugar.

Imagine encontrar a casa quentinha depois de um longo dia trabalhando no frio? Ou, ao contrário, deixá-la fresquinha para recebê-lo em um dia de calor intenso?

5. Eletrodomésticos inteligentes

Geladeiras também podem ser automatizadas para evitar desperdícios. Já existem modelos no mercado nos quais você cadastra os alimentos perecíveis antes de guardá-los e ele te avisa quando estiverem perto do prazo de vencimento.

Além de praticidade, economia e conforto, a automação traz, também, ganho de tempo. É o que acontece com os fogões inteligentes. Imagine ir buscar as crianças na escola e já ter o lanche pronto ao voltar? Basta colocar algo no forno e acioná-lo pelo celular enquanto espera as crianças entrarem no carro.

 

Aplicativos para casas automatizadas

Ter uma casa automatizada não requer muita habilidade nem uma parafernália de equipamentos. Todo o controle pode ser feito pelo smartphone. Para isso, você vai precisar ter um ou mais aplicativos instalados no celular. Veja algumas opções já disponíveis para download:

  • Command Fusion: um dos mais completos, envia o comando e avisa ao usuário se ele foi executado ou não;
  • Insteon: usado para controle de câmeras de segurança, lâmpadas, entre outros;
  • Smart Home: reúne, em um único aplicativo, o controle de todos os objetos inteligentes da casa.

Como você viu neste artigo, com pequenas mudanças, as casas automatizadas podem representar uma revolução no dia a dia da família inteira. E com algumas ferramentas e um celular, ela se torna realidade. O mundo virtual entrou no mundo real e veio para ficar.

Quer saber o que mais pode trazer praticidade para a sua vida? Leia o nosso artigo sobre como otimizar o espaço de casa.