Quais são as diferenças entre calhas e rufos? Entenda mais!

calhas e rufos
calhas e rufos

A construção de casas e edificações envolve várias etapas, todas igualmente importantes para que o resultado seja satisfatório. Sendo assim, ignorar qualquer uma delas, como muitas vezes ocorre com as calhas e os rufos, pode ser um grande erro — visto que sua escolha representa a garantia de uma obra sem infiltrações e coisas do gênero.

De fato, calhas e rufos são extremamente importantes no projeto de qualquer edificação. A ausência ou má aplicação desses elementos nas áreas necessárias causa problemas que acabam se acumulando ao longo dos anos.

Em vista disso, elaboramos este post para que você entenda a importância e as principais funções desses itens essenciais. Continue a leitura e confira!

O que são calhas?

A calha é um canal coletor de chuva, colocado em locais estratégicos para receber a água que escorre por telhas e terraços das edificações. Geralmente, é de aço galvanizado — material que protege contra a corrosão.

No entanto, suas características variam de acordo com o projeto, podendo ter formas e tamanhos diferenciados de maneira a se adequar às necessidades.

Sua principal função é captar a água da chuva, evitando danos nas construções — conduzindo-a, de forma inteligente, para não ocorrer alagamentos e umidade excessiva.

O que são rufos?

Os rufos, por sua vez, são peças moldadas e fixadas em locais preestabelecidos para evitar que a água se infiltre na alvenaria. Sua fixação ocorre, geralmente, na divisão de telhas, evitando a entrada da chuva — mas também podem ser colocados em paredes e muros.

Geralmente feitos em chapa de aço, são presos por meio de pregos e rebites. Por fim, recebem uma camada de argamassa, para garantir vedação total.

A ausência desse elemento facilita a infiltração e o surgimento de manchas escuras, mau cheiro e mofo, entre outros inconvenientes.

Quais são as principais vantagens das calhas e rufos?

Confira algumas vantagens que esses itens trazem para as construções!

  • protege o reboco externo;
  • evita rachaduras, corrosões e alagamentos;
  • evita que os muros apodreçam por infiltrações;
  • evita que calçadas e jardins fiquem danificados;
  • protege as áreas internas dos respingos.

Como verificar o funcionamento das peças?

O melhor momento para avaliar o funcionamento das calhas e rufos, bem como saber se foram devidamente fixados, é durante uma chuva forte. O escoamento deve ser verificado para saber se a água está fluindo normalmente. Sinais de vazamentos, como goteira ou a formação de alguma mancha, geralmente indicam infiltração.

Se algum problema for percebido, será necessário fazer a revisão das peças, verificar se estão vedadas ou se será preciso uma substituição de algum item.

É importante ressaltar que as calhas necessitam de limpezas periódicas, pois podem ficar obstruídas por folhas, por exemplo — o que compromete o seu perfeito funcionamento.

Como vimos, calhas e rufos são elementos fundamentais para a proteção de qualquer construção, uma vez que são responsáveis pelo escoamento perfeito da água da chuva, evitando a formação de poças ou o surgimento de infiltrações.

Gostou deste conteúdo sobre a importância de calhas e rufos em uma construção? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de outros assuntos: estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!